PARCERIA É PARCERIA! COMO AJUDAR
SEU CLIENTE NESSE MOMENTO DE CRISE?
Você profissional contábil, o que tem feito ou o que pode fazer para ajudar seu cliente nesse momento? Afinal, parceria é parceria né?
Abaixo algumas dicas para que você possa ajudá-lo.
1- Conheça seu cliente
Antes de qualquer ação, é preciso conhecer o cliente. Perguntas como essas acima poderão lhe ajudar a ajudar o cliente.
Cada cliente tem sua particularidade e é preciso conhecê-las para criar ações personalizadas. Essa é a primeira coisa a ser feita. Após ter o levantamento necessário, começará a criar ações de acordo com cada situação.
2- Alternativa de faturamento
É fato que a pandemia nos colocou num cenário muito delicado, mas sem dúvidas está contribuindo para que nos reinventemos e assim possamos criar alternativas que poderão contribuir para aumento continuado de faturamento, criando outros setores e até outras modalidades de consumo.
3- Informação
As mudanças legais em virtude da covid-19 estão a todo vapor. Muitas ações têm sido tomadas com muita frequência objetivando encontrar soluções rápidas para que os danos a economia e a sociedade em geral seja menor e menos traumática possível. Seu cliente está ciente do que está acontecendo? Seu cliente sabe qual é o melhor pra ele nesse momento? Será que é melhor demitir? Será que ele pode demitir? Será que é melhor optar pela prorrogação do FGTS? Será que ele pode optar? Será que ele tem linha de crédito liberada?
O emaranhado de informações é gigantesco e sem a sua ajuda, provavelmente seu cliente terá mais dificuldade. Então antecipe-se, crie uma rotina de envio de informativos e faça ainda mais: tente personalizar o envio dessas informações já posicionando seu cliente sobre o que é melhor pra ele.
4- Crie cenários (sem vendas, queda de 50%, queda de 75%)
Fazendo uma análise considerando períodos de 3 meses e 6 meses: Qual a capacidade de sobrevivência de determinado cliente sem faturamento? E se seu faturamento reduzisse a 50%, como seria? E se reduzisse para 75%? Qual é o custo total fixo mensal? Qual o saldo em banco?
Após fazer esse levantamento e ver em qual cenário seu cliente se encaixa, é hora de agir, é hora de ação.
O que pode ser reduzido? O que pode ser negociado?
Nesse momento delicado, todas as contas podem necessitar de prorrogação ou negociação. Não subestime o tamanho do compromisso pois vários pequenos, criam um resultado grande, então negocie tudo que for preciso e de forma que consiga cumprir com o que fora acordado.
A partir dessas dicas, certamente várias outras situações surgirão para que sejam continuadas. Ajude seu cliente. Além de dar fôlego ao negócio dele, você mantém o cliente vivo (minimiza a chance de ele quebrar), você o fideliza e todos saem ganhando.